sexta-feira, 7 de outubro de 2011

As 6 melhores respostas de Steve Jobs a e-mails de usuários da Apple


Retirando da Superinteressante


Durante os quase 40 anos em que Steve Jobs esteve à frente de uma empresa, ele recebia incontáveis e-mails todo dia. Tinha de tudo: tanto elogios aos seus produtos quanto reclamações e dúvidas. É claro que ele não respondia a todas as mensagens, mas algumas mereciam um pouquinho da atenção do empresário. Quem esperava ter uma resposta devia seguir duas regras: ser um usuário da Apple e falar sobre algum problema no produto. E as respostas eram sempre pura objetividade e concisão. Muitas vezes eram só “não”, “yep” ou “não se preocupe”. Outras vezes, porém, ele ainda usava alguma ironia. Aí vão algumas das melhores respostas atribuídas a ele. Clique nos links para ver as mensagens originais.
6-
A resposta foi dada a uma insistente estudante de jornalismo que queria informações da assessoria de imprensa da Apple. Ela mostrou que conhecia as duas regras para ter seu e-mail respondido e afirmou que se enquadrava nelas. Mas talvez a moça tenha pesado um pouco a mão na hora das cobranças: já havia mandado “cinco ou dez” mensagens para a Apple quando recebeu a resposta gentil acima. Jornalista é assim mesmo, gente.

5-

Um usuário do iPhone mandou uma mensagem perguntando sobre a história de que o aparelho rastreava a localização dos usuários. “Você poderia me explicar a necessidade de haver um rastreador dos meus passos no iPhone? É meio tenso saber que minha localização exata está sendo o tempo todo gravada. Talvez você pudesse lançar alguma luz sobre isso antes que eu mude para um Android. Eles não me rastreiam”. A resposta foi essa que está aí em cima. Para completar, Jobs disse que a história que estava circulando era falsa.
4-
Um cara mandou um e-mail para Steve Jobs com o assunto “Você é um idiota”, dizendo que era uma besteira a Apple não ter iAds multi-plataforma. Pode ter sido uma resposta malcriada, mas Steve Jobs definitivamente tinha um bom argumento a seu favor.
3-
Uma pessoa escreveu “em nome da comunidade internacional de usuários da Apple” para protestar contra o atraso e a falta de mais informações sobre o lançamento do iPad na Europa. O indivíduo ainda sugeriu que isso pudesse ser má-fé da empresa. Jobs copiou uma parte da mensagem do usuário e respondeu: “Você está louco? Nós estamos fazendo o melhor que podemos. Precisamos de unidades suficientes para ter um lançamento grande e responsável”. Gente que fica procurando pelo em ovo…
2-
A pessoa mandou em e-mail reclamando da assistência técnica da Apple, que cobrou 300 dólares para tentar dar um jeito no seu MacBook depois de ela ter derrubado água nele – e sem garantia de que a máquina seria realmente recuperada. A mensagem dizia que a Apple precisava dar um jeito nisso. A resposta de Jobs foi algo como: “Isso é o que acontece quando você derruba água no seu MacBook. Eles não gostam de água. Parece que você está apenas procurando outra pessoa para direcionar sua raiva em vez de ficar bravo consigo mesmo”. Ouch.
1-
Um usuário de iPhone mandou a mensagem: “Eu amo meu novo iPhone 4 (bom trabalho!), mas quando eu coloco a minha mão nas faixas de aço, ele perde o sinal. E isso parece ser um problema comum. Vocês têm algum plano para consertar isso?”. A resposta foi simples: “Apenas evite segurar o iPhone desse jeito”. Tuduntsssss. Tipo aquela piada do médico em que o paciente diz “doutor, dói quando eu faço isso com o braço” e ele diz… ah, vocês entenderam.

Nenhum comentário: