sábado, 31 de janeiro de 2009

Desativar e ativar placas por linha de comando

Tive um problema em um cliente, o micro dele tem 2 placa de rede e ele necessita delas para conectar em redes diferente, uma delas é da Procergs e a outra acessa a internet, quando as duas estão ativas a internet funciona mas a conexão com a procergs não. Para resolver isso instalei um programa da propria microsoft chamado Devcon. Ai vai a dica como funciona:

Baixe o devcon para sua maquina,

http://download.microsoft.com/download/1/1/f/11f7dd10-272d-4cd2-896f-9ce67f3e0240/devcon.exe

Coloque o arquivo em um lugar facil para se achar tipo c:\
Va no prompt de commandos
Va até o c
quando la digite:

devcon find pci\*
ai vai listar todos os seus dispositivos PCI instalados
procure no final daquele monte de letrinha o nome da sua placa no meu caso está assim:

PCI\VEN_10EC&DEV_8169&SUBSYS_816910EC&REV_10\3&13C0B0C5&0&48: Realtek RTL8169/8110 Family Gigabit Ethernet NIC

esse monte de letrinha e número é que voce ira usar.

no caso de desabilitar a placa de rede:
devcon disable PCI\VEN_10EC&DEV_8169&SUBSYS_816910EC&REV_10\3&13C0B0C5&0&48
habilitar
devcon enable PCI\VEN_10EC&DEV_8169&SUBSYS_816910EC&REV_10\3&13C0B0C5&0&48
OK
A as letrinhas mudam de micro pra micro, então nao adianta nada copiar e colar...

2 comentários:

informatik disse...

Olá Meno, tive o mesmo problema que tu para conectar duas redes em um micro. Assim como o teu problema, uma das redes que eu precisei conectar também é da procergs. Consegui uma solução para utilizar apenas uma placa de rede e conectar as duas redes (interna e procergs). Se quiser trocar uma uma ideia me add no msn jonathanalves@gmail.com . Vai ser um prazer te ajudar, pois este teu artigo me ajudou muito no inicio quando eu utilizava as 2 plcas para conectas as redes. Valeu.

Guihgo disse...

Muito obrigado ! Estavo coloquando outro codico inves de "find PCI\*"

Valeu !!

Como posso te judar ??

Olha meu site ae!

www.janelaxp.co.cc